Iluminação pública realça beleza e dá segurança

 Serviços são terceirizados: empresas especializadas planejam e operam os sistemas

 Avenida Hercílio Luz revitalizada: iluminação realça beleza e garante mais segurança

 Divulgação

 Florianópolis é uma cidade de cartão-postal, tanto faz que seja no período diurno quanto no noturno. Se durante o dia exibe suas belezas naturais para encantar os olhos dos moradores ou visitantes, à noite tem a exuberância de uma cidade moderna que convive harmoniosamente com seus vestígios históricos. Tudo é valorizado pela iluminação especial, projetada para cada setor da cidade de acordo com as características do ambiente.

Além de embelezar todas as áreas urbanas, a iluminação pública ainda garante mais tranqüilidade à população: estudos da segurança pública indicam que ruas, praças e avenidas bem-iluminadas em geral afastam os criminosos, não só por causa da claridade, mas porque atualmente grande parte das vias mais críticas é monitorada por câmeras de vigilância da Polícia Militar – que igualmente precisam de boa luz para que sejam eficazes.

A iluminação pública é administrada por empresas especializadas, responsáveis pela implantação dos sistemas e das luminárias especiais que embelezam a cidade e a destacam certos pontos considerados estratégicos.

A Sul-americana de Engenharia e Comércio Ltda. (Sadenco) é uma dessas empresas, prestando serviços para a Celesc e prefeitura da Capital há mais de dez anos. A Sadenco tem sede em Florianópolis, escritórios em Porto alegre e Joinville e almoxarifado central também na capital catarinense (bairro Campeche). A empresa integra uma cadeia produtiva fundamental para a qualidade da iluminação pública no Estado.

Pedro Alberto de Miranda Santos, engenheiro eletricista e diretor da Sadenco, explica que o as atividades da empresa são direcionadas justamente ao suporte técnico e a soluções para o setor energético.

A gestão interna do sistema de iluminação pública de Florianópolis e Joinville, municípios pioneiros nessa área de gestão, é realizada pela Sadenco, em consórcio com outras duas empresas – a ArcaDIS Logos e a Quantum.

“Nossa atuação é voltada à manutenção preventiva e corretiva. Além disso, elaboramos e executamos projetos, sob a coordenação de cada prefeitura, com acompanhamento on-line de tudo o que é realizado”, diz Pedro, explicando que um verdadeiro batalhão de técnicos e operários é mobilizado todos os dias para assegurar a qualidade dos serviços prestados à população. Ele lembra que pesquisas de opinião pública divulgadas no ano passado atestam a satisfação popular com a iluminação das cidades, “numa prova de que o nosso trabalho recebe aprovação dos principais interessados, justamente os moradores”.

 PERFIL

 A Sadenco Engenharia é uma empresa catarinense que atua em diversos Estados da Federação na área de engenharia para transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica, destacando-se entre as principais empresas do país na área de iluminação pública.

No mercado desde julho de 1994, a Sadenco busca oferecer atendimento diferenciado, de acordo com os grandes avanços tecnológicos ocorridos nos últimos anos, na prestação de serviços e construção de obras de engenharia, principalmente na área de engenharia elétrica e de telecomunicações, tanto para os setores público quanto privado. Tendo a qualidade, a tecnologia, a economia e a satisfação dos clientes como foco, a Sadenco conquistou uma posição de destaque  entre as empresas de engenharia que atuam nos setores de obras e serviços para transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica e telecomunicações.

Em parceria com duas outras empresas na área de iluminação pública – a ArcaDIS Logos SA e a Quantum Engenharia Elétrica, integra o consórcio Sadenco-Quantum-ArcaDIS Logos que é responsável por gerenciar, operar, manter, modernizar e ampliar todo o parque de iluminação pública de Florianópolis e Joinville, assegurando boas condições para a segurança, conforto e embelezamento no período noturno dos logradouros públicos das duas maiores cidades catarinenses.

Este consórcio obteve o primeiro lugar na Categoria Vias Públicas, na última edição do Prêmio Abilux – Associação Brasileira da Industria da Iluminação, realizado em parceria com o Sebrae e Sindilux, com apoio do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio.

Deixe um comentário

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> 

obrigatório

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.